O Projeto Inventário
Como transbordamento da Exposição Inventário, nasceu o Projeto Inventário, em uma parceria entre a artista e produtora cultural Beatriz Rodrigues / Murmúrios Azuis e o artista Gustavo Reginato, também editor na Caseira Editora.
Inicia a partir da exposição da artista Beatriz Rodrigues, em que apresentou suas obras mais recentes, com a temática das ruínas urbanas. A exposição teve curadoria de Gustavo Reginato, e foi apresentada em duas montagens no Estado de Santa Catarina, em Concórdia e Florianópolis, na Galeria Municipal de Arte e na Fundação Cultural Badesc, esta última fazendo parte da programação da Bienal de Curitiba de 2019.
Expandindo o diálogo entre os artistas, Beatriz Rodrigues produz o projeto enviado ao Procultura, contemplado em 2019, e em outubro de 2020 tem início a vigência do Projeto Inventário, que teve o intuito de trazer a Exposição Inventário para a Galeria do Espaço Incomum, da FURG, instituição que acolheu este trabalho a partir de edital de ocupação, mas que infelizmente a pandemia inviabilizou. Outras atividades do projeto foram adaptadas para o formato on-line, e assim nasceram as oficinas Caminhar, coletar, publicar e Empoderamento gráfico, a editoração do livro de artista coletivo Inventariar ruínas e a realização da Feira virtual de artistas independentes e editoras independentes Empoderamento Gráfico.
Beatriz Rodrigues é artista visual, especialista em Fotografia pela UEL/PR e desenvolve sua poética sobre as ruínas a partir da fotografia há mais de uma década. Também atua como arte-educadora e produtora cultural, e tem assinado seus trabalhos em produção como Murmúrios Azuis. Atualmente, responde pela produção cultural de todas as ações do Projeto Inventário, além de atuar como artista na Exposição Inventário, arte-educadora na oficina Caminhar, coletar, publicar, e como curadora na obra coletiva Inventariar ruínas e na Feira Empoderamento Gráfico.
Gustavo Reginato é artista visual, mestre em Artes Visuais pela UDESC/SC, e fundou a Editora Caseira há 6 anos. Tem uma vasta experiência em editoração de livros de artista, tendo participado também de muitas feiras independentes deste segmento. No Projeto Inventário, atua como curador na Exposição Inventário e na Feira Empoderamento Gráfico, arte-educador nas oficinas Caminhar, coletar, publicar e Empoderamento gráfico, editor da obra coletiva Inventariar ruínas, assinando também a identidade visual do Projeto Inventário e da Feira Empoderamento Gráfico.
Durante a pandemia, com a necessidade de reestruturar o projeto, reafirmamos a parceria com a artista Kika Simone, através da Idea Contenido, para o desenvolvimento de nosso site. Kika é também a musicista criadora da trilha sonora original do vídeo Planta baixa, uma das obras da Exposição Inventário.
Fotos: Beatriz Rodrigues