Livro de artista

Modos de habitar: diário de percurso

Modos de habitar: diário de percurso, de Beatriz Rodrigues, é um livro de artista sobre cartografias afetivas e camadas do pensamento sobre ruínas.

 

O projeto deste livro surgiu a partir de um exemplar de livro de artista realizado em 2015, baseado em um arquivo fotográfico sobre ruínas nas paisagens de Rio Grande e Pelotas, nos deslocamentos às margens da rodovia, e em percursos pessoais pela zona urbana da Praia do Cassino. Esta narrativa se faz como as sinuosidades das estradas, no movimento das memórias pessoais, que remetem às viagens no caminhão paterno na infância, entre tempos que se misturam.

 

Livro objeto, fotografias em sanfona 15x15cm (fechado) 400x15cm (aberto)

 

Este livro se baseia em versão artesanal de livro de artista, com ensaios de palavra-imagem contendo trechos da obra ‘Cujo’, do artista Nuno Ramos.

 

No ensaio poético “Se esta carta chegar” são apresentados elementos documentais das cartografias visuais de ruínas entre Rio Grande/RS e Pelotas/RS, ligados a elementos biográficos da artista, na relação com seu pai, na infância.

 

Produzido por:
www.editoracaseira.com
contato@editoracaseira.com

 

RODRIGUES, Beatriz. (1984-
Modos de habitar: diário de percurso / Beatriz Rodrigues.
Florianópolis: Editora Caseira, 2019.
26p. il.col.

 

ISBN: 978-85-68923-57-3

1. Publicação de Artista 2. Fotografia 3. Ruína

Livro impresso em jato de tinta pigmentada sobre papel offset 240g e papel vegetal 90g, Capa dura revestida com impressão em jato de tinta pigmentada sobre opalina 240g
Encadernação artesanal