Com a oficina Empoderamento Gráfico, foram resumidamente apresentados os processos editoriais percorridos com a Editora Caseira desde a sua fundação, em 2014.
Estes mais de seis anos de aprendizados, renderam conhecimentos sobre o universo editorial independente e artesanal, os quais têm sido sistematizados, com o intuito de auxiliar outros artistas a empreenderem suas jornadas explorando as possibilidades de reprodução de ideias através dos livros, em suas diferentes apresentações e materialidades.
Apresentando todo o espectro da produção editorial e gráfica, a oficina de Empoderamento gráfico é uma breve introdução dos elementos que compõem a rede produtiva das publicações, e pode auxiliar aos estudantes um primeiro contato com este universo, incentivando a pensarem publicações próprias, buscando soluções para os seus próprios dilemas e vontades. Cada jornada é única, e os resultados são os mais inesperados.
Há um mundo de informação para ser publicada. Mas na era da informação digital, é preciso estabelecer filtros para entender o que merece e precisa ser propagado. São muitos os meios de julgamento que podem ser utilizados na análise de um conteúdo.
Cada escolha editorial reflete a rede de pensamentos que a permeia, de certa forma pelas escolhas refletirem as lentes usadas pelas Editoras para observar o mundo.
Nos resta ter conhecimento e percepção sobre a força política de nossos discursos, de que forma os propagamos, tendo ciência das responsabilidades inerentes a cada processo.