Empoderamento Gráfico para Jovens Artistas – Oficina Virtual

Próximos lançamentos dessa série

Video 3 – Dia 14-05

Video 4 – Dia 21-05

Video 5 -Dia 28-05

Video 6 – Dia 04-06

Resumo

A oficina virtual Empoderamento Gráfico para Jovens artistas é uma ação integrante do Projeto Inventário, contemplado pelo edital Procultura Rio Grande/2019. Organizado inicialmente para ser realizada presencialmente com os alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Silva Gama, na cidade de Rio Grande/RS. Devido ao cenário de isolamento social, a oficina foi adaptada para o formato virtual, contemplando as práticas de empoderamento gráfico, mas a partir de uma oficina virtual e uma proposição impressa, incentivando os jovens a escreverem seus próprios livretos.

 

O conteúdo da oficina será publicado semanalmente, a partir do dia 30/04/2021, e poderá ser acessado pelo site www.projetoinventario.com, também através de nosso canal no YouTube “Projeto Inventário” e no Instagram @projetoinventario.

 

Empoderamento Gráfico para Jovens Artistas, é uma ação do artista-editor-etc. Gustavo Reginato, da Editora Caseira (Florianópolis/SC), que com sua experiência em práticas editoriais, artesanais e independentes, busca compartilhar estes conhecimentos para incentivar a produção gráfica.

Conteúdos da Oficina

Com a oficina Empoderamento Gráfico, serão resumidamente apresentados os processos editoriais percorridos com a Editora Caseira desde a sua fundação, em 2014. 

 

Estes mais de seis anos de aprendizados, renderam conhecimentos sobre o universo editorial independente e artesanal, os quais têm sido sistematizados, com o intuito de auxiliar outros artistas a empreenderem suas jornadas explorando as possibilidades de reprodução de ideias através dos livros, em suas diferentes apresentações e materialidades. 

 

Apresentando todo o espectro da produção editorial e gráfica, a oficina de Empoderamento gráfico é uma breve introdução dos elementos que compõem a rede produtiva das publicações, e pode auxiliar aos estudantes um primeiro contato com este universo, incentivando a pensarem publicações próprias, buscando soluções para os seus próprios dilemas e vontades. Cada jornada é única, e os resultados são os mais inesperados. 

 

Há um mundo de informação para ser publicada. Mas na era da informação digital, é preciso estabelecer filtros para entender o que merece e precisa ser propagado. São muitos os meios de julgamento que podem ser utilizados na análise de um conteúdo. 

 

Cada escolha editorial reflete a rede de pensamentos que a permeia, de certa forma pelas escolhas refletirem as lentes usadas pelas Editoras para observar o mundo. 

 

Nos resta ter conhecimento e percepção sobre a força política de nossos discursos, de que forma os propagamos, tendo ciência das responsabilidades inerentes a cada processo. 

Objetivos

Apresentação de conteúdo:

 

  • Introdução à arte dos livros artesanais;
  • O que faz de um livro um livro?;
  • A materialidade do livro;
  • Catalogação;
  • A produção artesanal;
  • Estratégias expansivas;

 

Demonstrar na prática aos (às) oficinandos (as), como criar um pequeno livro de artista, a partir de elementos básicos de linguagem narrativa e encadernação, com a utilização de materiais diversos para colagem e pintura. Disponibilização da oficina em formato virtual

Público Alvo

  • Público Geral  
  • Estudantes da Rede Pública  
  • Escola Estadual de Ensino Médio Silva Gama

Bibliografia

REGINATO, Gustavo. Pequeno Manual de empoderamento gráfico. Editora Caseira, Florianópolis, 2019. 

Receba gratuitamente como presente do Projeto Inventário o Ebook Empoderamento Gráfico, do curador, artista e editor Gustavo Reginato.

Baixe o livro: Empoderamento gráfico para jovens artistas