EXPOSIÇÃO INVENTÁRIO

Inventário é um projeto que nasce e transborda a partir da Exposição Inventário, da artista Beatriz Rodrigues, com curadoria de Gustavo Reginato. Nesta exposição, a artista mostra os mais recentes trabalhos de sua pesquisa poética sobre as ruínas e as transformações urbanas, em especial na última década, na cidade de Rio Grande/RS, e também em relação com as paisagens urbanas de outras cidades do país, como o caso de Salvador/BA.

Nesta exposição, a artista Beatriz Rodrigues mostra os mais recentes trabalhos de sua pesquisa poética sobre as ruínas e as transformações urbanas, em especial na última década, na cidade de Rio Grande/RS, e também em relação com as paisagens urbanas de outras cidades do país, como é o caso de Salvador/BA.

 

A parceria entre os artistas iniciou em 2014, desde as memórias dos encontros promovidos pelo Grupo de Pesquisa Photographein (CNPq/UFPel), aos encontros produzidos através da parceria realizada entre Murmúrios Azuis (Beatriz Rodrigues) e Editora Caseira (Gustavo Reginato) durante o V Festival Photofluxo, em 2015. Estas trocas possibilitaram também algumas parcerias como a editoração do livro “Modos de habitar: diário de percurso”, da artista Beatriz Rodrigues, pela Editora Caseira, e que teve lançamento na Feira do Livro da FURG (Praia do Cassino, Rio Grande/RS) em 2019.

 

Após a temporada da exposição Inventário em Santa Catarina, em 2019, o Projeto Inventário foi submetido ao Procultura RG para viabilizar a exposição em Rio Grande, cidade natal da artista, e também para promover atividades culturais que promovam as temáticas Ruínas & Livros de Artista, trazendo, assim, a experiência de ambos os artistas.

A exposição Inventário teve circulação nas cidades de Concórdia, na Galeria Municipal de Arte, e em Florianópolis/SC, na Fundação Cultural Badesc, esta sendo selecionada pela curadoria regional Fronteiras em Aberto para integrar a programação oficial de exposições da 14ª Bienal de Curitiba.

 

Fotos

Beatriz Rodrigues

Franchêscolli Gohlke / Fundação Cultural Badesc