EXPOSIÇÃO INVENTÁRIO

Inventário é um projeto que nasce e transborda a partir da Exposição Inventário, da artista Beatriz Rodrigues, com curadoria de Gustavo Reginato.

Nesta exposição, a artista mostra os mais recentes trabalhos de sua pesquisa poética sobre as ruínas e as transformações urbanas, em especial na última década, na cidade de Rio Grande/RS, e também em relação com as paisagens urbanas de outras cidades do país, como o caso de Salvador/BA.

Foram anos de muitas trocas e parcerias nos projetos e produções culturais em Artes Visuais, até Beatriz Rodrigues publicar seu livro “Modos de habitar: diário de percurso” pela Editora Caseira. O livro teve lançamento na Feira do Livro da FURG (Praia do Cassino, Rio Grande/RS) em 2019.

 

Após a temporada da exposição Inventário em Santa Catarina, em 2019, o Projeto Inventário foi submetido ao Procultura Rio Grande como um projeto, pela artista e produtora cultural Beatriz Rodrigues / Murmúrios Azuis, para viabilizar a exposição em Rio Grande, cidade natal da artista, e também para promover atividades culturais que incentivam a reflexão sobre as temáticas Ruínas & Livros de Artista, trazendo, assim, a experiência de ambos os artistas em ações de contrapartida social.

 

A exposição Inventário teve circulação nas cidades de Concórdia, na Galeria Municipal de Arte, e em Florianópolis/SC, na Fundação Cultural Badesc, nesta tendo sido selecionada pela curadoria regional Fronteiras em Aberto para integrar a programação oficial de exposições da 14ª Bienal de Curitiba.

 

Fotos

Beatriz Rodrigues

Franchêscolli Gohlke / Fundação Cultural Badesc